Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como acontece a iniciação cristã?


1.   Como acontece a iniciação cristã?
A iniciação cristã é um processo, uma experiência, um caminho que se percorre (nº 289) a saber:
a) O anúncio da Palavra. O primeiro passo da iniciação cristã é o anúncio, a boa noticia, a pregação da Palavra. Daí a necessidade de catequistas iniciados, isto é, com a experiência do encontro com Jesus Cristo e sua Palavra.
b) O encontro com Cristo. É um encontro marcante, transformante, vivo, persuasivo. Trata-se de uma experiência pessoal e comunitária, algo envolvente, impactante, apaixonante.
c) A conversão permanente. O encontro com Jesus Cristo leva à conversão, à mudança de vida, à transformação de jeito de pensar, sentir, agir e ser.
d) Inserção na comunidade. A Igreja é o corpo de Cristo, comunidade de fé, esperança e caridade. Quem se encontra com Cristo, descobre a Igreja, nela se engaja e trabalha. Crescer no conhecimento bíblico e participar da vida sacramental é um jeito concreto de se viver a iniciação cristã.
e) Espírito e ação missionária. Todo cristão, todo batizado e toda Igreja de Cristo é em si mesma missionária. A iniciação culmina na missão que por sua vez aprofunda a comunhão com Cristo e sua Igreja.

2.   Frutos da iniciação cristã.
São muitos frutos da iniciação cristã. Antes de tudo a pessoa entra num processo de conhecimento, amor e seguimento de Jesus Cristo. Ele faz a vida ser nova, bela e grande. Os cristãos iniciados têm a identidade cristã bem definida através das convicções fundamentais que vêm da fé e o sentido da vida.
O Documento de Aparecida (nº 292) elenca alguns frutos da iniciação cristã:
a) O espírito de oração: a iniciação ensina a rezar, cria em nós o hábito de oração, o gosto de rezar e a perseverança na oração.
b) O amor à Palavra: há uma familiaridade, um apego, uma paixão pela Palavra de Deus e a vivência da mesma.
c) A prática da confissão: quem recebe a iniciação procura o sacramento do perdão, porque vive num processo de conversão e de santificação.
d) A participação da Eucaristia: é uma participação consciente profunda, amorosa que ajuda o iniciando viver o mistério pascal no cotidiano ou semanalmente.
e) Inserção na comunidade: a pessoa iniciada ama a Igreja, por ela sofre, nela trabalha com amor, generosidade e dedicação.
f) A solidariedade: é a vivência da caridade, do amor fraterno, da justiça e promoção humana.
g) O fervor missionário: quem teve uma catequese de iniciação cristã, demonstra essa experiência na ousadia, criatividade e ímpeto missionário. Adquire espírito e consciência missionária.
A paróquia é o lugar onde se ensina e se vive a iniciação. A Igreja nos oferece o livro litúrgico, Ritual de Iniciação Cristã de Adultos - RICA, que é fonte de ensinamento, prática e celebração da iniciação cristã.


CONCLUSÃO

  1. Iniciação Cristã é um jeito de dar catequese que ajuda o catequizando a fazer uma forte experiência do amor de Deus e a realizar um encontro vivo e decisivo em sua vida. Leva à configuração com Cristo, a uma nova vida, com vivência litúrgica, participação na comunidade eclesial e prática missionária.
  2. Iniciação Cristã é sinônimo de: conversão, transformação, mudança de vida, seguimento de Jesus, união entre fé e vida, que leva ao encantamento por Jesus e pelo evangelho, à participação na liturgia e vida de oração, ao engajamento na comunidade é à missão evangelizadora.
  3. A Iniciação Cristã é um processo, uma caminhada, um itinerário com etapas progressivas, com estudo, celebração e vivência da fé. Portanto, é um caminho a ser percorrido, cujos pontos principais são: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a vida litúrgica, a vivencia comunitária e a missão evangelizadora.
  4. Iniciação Cristã é antes de tudo fascinação e encantamento por Jesus Cristo e o reino, é uma decisão de seguir Jesus, ter seus sentimentos, seus critérios, suas atitudes. Esta catequese não focaliza a doutrina, a obrigação, o ensino teórico, pelo contrário, procurar atrair, encantar, fascinar o catequizando no seguimento de Jesus, no amor à Igreja, na vida de oração e na missão transformadora.
  5. A Iniciação Cristã é o jeito de dar catequese, é uma pedagogia e metodologia que une fé, oração, amor fraterno, missão. O tempo de duração da catequese chama-se catecumenato porque antigamente preparava os adultos para receber os sacramentos do batismo, crisma e eucaristia. Hoje, chamamos de catecumenato tanto a catequese para adultos não batizados, como para adultos batizados mas não evangelizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...