Encontro de Catequese sobre Maria, nossa mãezinha
Objetivo:
Levar a criança à descoberta de como a mãe de Jesus é boa e do quanto ela quer cuidar da gente também.
Acolhida:
Promover a integração a partir do canto:
Refrão: " Maria da Paz, da paz, da paz, ela anda pra frente ela anda pra traz. (bis)
1 - Ela pula de um lado... Ela pula do outro. (bis)
Refrão.
2 - Ela reza de um lado... ela reza do outro. (bis)
Refrão.
3 - Ela abraça de um lado... ela abraça do outro. (bis)
Refrão.
Todos rezam uma Ave Maria.
A Chave do encontro:
Fazer um lindo cartaz com a pergunta: Vamos saber como Maria cuidava de Jesus?
(Colocar os catequizandos para participar nesse momento).
"No encontro que realizei, tive catequizandos que comparam a maneira como Maria cuidava de Jesus com sua própria mãe. Muitos disseram que Maria trocava as fraldas, dava de mamar, dava carinho, amor, cuidava quando estava doente."
Palavra:
Proclamar Lc 2.6-7, adaptando as palavras mais difíceis. Utilizar a imagem do Menino Jesus, a manta e a cesta para tornar mais real a leitura da passagem. Ressaltar como Maria, a Mãe de Jesus, cuidava dele com muito amor, quando ele era pequenino, e que assim também cuida de nós.
Momento de Oração:
Colocar as crianças de joelhos e mãozinhas postas diante da imagem. Convidar uma criança de cada vez para que também faça seu carinho em Jesus, como sua mãezinha também fez. Ensiná-las a repetir a seguinte oração: "Obrigado (a), Jesus, por que Maria é minha Mãe também."
Atividade Prática:
Com papel e lápis de cor, cada catequizando desenha a si e sua família, e o que mais gostaria que a mamãe de Jesus, que também é nossa mãe, tomasse conta.
"Após o desenho, pedi que quem quisesse dizer qual membro da família circulou e por que, poderia ficar a vontade. Alguns se intimidaram (respeitei a atitude daqueles que não quiseram expor), alguns catequizandos demonstraram maturidade, pois circularam o papai devido a profissão ser caminhoneiro e as estradas serem perigosas, outros circularam aqueles que bebia bebidas alcoólicas, entre outros motivos. O bom da dinâmica é que assim, podemos conhecer mais um pouquinho da vida de cada catequizando e orientá-los que toda graça a ser recebida vem de muita oração, fé, e perseverança."
Apresentar a imagem de Maria. Comentar que o amor e o carinho de Maria quer chegar até nós e nossas casas. Cada criança é chamada a pegar dentro do coração de Maria um coraçãozinho de barbante. Dobrar e colocar seu desenho dentro do coraçãozinho e colocá-lo no seu pescoço.
Nossa coordenadora da catequese disse que sua sobrinha ficou o dia inteiro com o coraçãozinho de barbante no pescoço, e onde ia e as pessoas perguntassem o que significava, a catequizanda explicava com detalhes o que tinha aprendido no encontro. Sabe o que me deixa feliz? É que semeamos as sementes e elas saem pelo mundo a fora dando bons frutos."
Usei esta imagem de Nossa Senhora. O coração grande em forma de envelope, com barbante, onde estarão guardados os corações pequenos para as crianças colocarem seus desenhos da família.
http://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário