Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

sábado, 1 de fevereiro de 2014

ORAÇÃO

[1[8].jpg]

Senhor Jesus, obrigada pela minha família, minha casa e minha vida!
Obrigada por estar comigo, mesmo quando sou infiel. Obrigada por nunca desistir de mim.
Obrigada por me acompanhar onde quer que eu vá.
Obrigada por me lembrar sempre que sou amada por Ti e que o Senhor quer que eu seja feliz. Que eu saiba enxergar seu Amor mesmo nas horas de escuridão e saiba segurar na Tua mão e não desviar do caminho.
Confio cegamente em Ti, pois Tu és o Meu Senhor e Meu Deus. Te amo com todas as forças do meu coração, pois na tribulação aprendi que do mal o Senhor me ajudou a tirar coisas boas que carrego para minha vida toda, o Senhor me consolou e não me abandonou. E aprendi que somente em Ti posso confiar sem me preocupar. Obrigada por cuidar de mim. Obrigada por abençoar a minha vida.
Adorado sejas Jesus!
Exaltado sejas para sempre meu Jesus!
Glorificado sejas Senhor!
Louvado sejas para sempre Senhor Jesus!
Eu te amo, te adoro, te bendigo, te exalto. Amém.

AVE MARIA

Para rezar a Ave Maria!
ave-maria1ave-maria2ave-maria3ave-maria4ave-maria5ave-maria6ave-maria7ave-maria8

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

ORAÇÃO DO CATEQUISTA: Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-me o entendimento da vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu a possa transmitir aos corações sedentos de autenticidade. Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos da vossa verdadeira ciência. Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso da minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade. Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs. Amém.

                      ORAÇÃO
PAI,
Creio em Ti, meu Deus e criador, única fonte da minha vida. Crio na Tua misericórdia em me perdoar e em me acolher sempre como filho(a).

JESUS CRISTO,
Creio em Ti, nascido da Virgem Maria, que me faz descobrir o amor de Deus Pai por mim e que, pelo Teu grande amor, morreste numa cruz para nos salvar. Creio em Ti, Jesus Eucarístico, que deixaste o Teu Corpo e o Teu Sangue para alimentar a minha vida.

ESPÍRITO SANTO,
Creio que procedes do Pai e do Filho, que estás em mim, que ages em mim com os Teus dons. Ó Pai, Te peço pela força do Teu Santo Espírito que eu seja catequista, construtor do Teu Reino e, com um coração simples possa contemplar a anunciar o Mistério da Encarnação e louvar sempre a Trindade Santa.

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, ao Deus que é, que era e que vem pelos séculos. Amém.

SER CATEQUISTA





Todo o cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, pensamos logo nas pessoas que preparam as crianças para a Primeira Comunhão ou para o Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que "dar catecismo", pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve todos os que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e espalhando uma acção apostólica.
A c
atequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.
O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã".

Na sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra.Todo o cristão que aceita Cristo por inteiro é o verdadeiro baptizado; ele é responsável em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja. A missão do catequista mais do que ensinar regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

As Dores do Silêncio - Rosa de Saron

As 10 Melhores Músicas Do Vida Reluz - Vídeo Católico

Anjos de Resgate - Cura-me, Senhor Jesus!

Jesus Cristo O Cordeiro de Deus - Clipe Musical

Fátima,O Filme! jomaciel,AVI

CineKerygma Kids - DESENHO CATÓLICO AS APARIÇÕES DE FÁTIMA AOS PASTORI...

Filme: Papa Francisco: O Papa de Todos - Completo / Português

Santo Antônio de Pádua - Filme Completo (Legendado)

Bernadette (filme de 1988, dublado - as aparições da Virgem Maria em Lou...

Filme de Santa Rita de Cássia (Dublado)





Deus é assim...  Não é preciso pensar nele e pronunciar seu nome. Ao contrário, quando se pensa nele o tempo todo, é porque está se afogando.

Deus é como o vento... Sentimos na pele quando ele passa, ouvimos sua música nas folhas das árvores. Mas não sabemos de onde vem, nem para onde vai. Na flauta, o vento se transforma em melodia. Mas não é possível engarrafá-lo.

Nas religiões tentam engarrafá-lo em lugares fechados a que eles dão o nome de “Casa de Deus". Mas, se Deus mora numa casa, estará ele ausente do mundo? Vento engarrafado não sopra...

Deus é como um pássaro encantado que nunca se vê... Só se ouve seu canto... Deus é uma suspeita do nosso coração de que o universo tem um coração que pulsa como o nosso... Suspeita... Nenhuma certeza.

Deus nos deu asas. Mas as religiões inventaram gaiolas. Muitas pessoas que jamais pronunciaram o nome de Deus o conhecem como reverência pela vida.

Há pessoas que se sentem religiosas por acreditar em Deus. De que vale isso? Os demônios também acreditam e estremecem ao ouvir seu nome. (Tiago 2.19)

Há presença do sagrado nas belezas da natureza, no caminhar próprio e contínuo do tempo, na poesia que vem dos puros. Quando você se abre para isso, está tendo um diálogo verdadeiramente religioso.

(Texto do livro "Perguntaram-me se Acredito em Deus" de Rubem Alves).

Um texto extraído do blog da angela


http://www.catequistaamadora.blogspot.com.br/


PEGADAS NA AREIA

Pegadas na Areia


Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu,
passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia.
Um era o meu, e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós,
olhei para trás para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei, também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
e angustiosos do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras, e perguntei:
-      Senhor, me dissestes que uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo todo o caminho;
-      mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia
na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas que eu mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes.
O Senhor respondeu:
"Meu precioso filho,
Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.
  Quando viste na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que Eu te carreguei nos braços."

Fonte: http://www.catequistaroberto.com.br

Oração da criança ao Espírito Santo


FONTE: Jardim da Fé

ORAÇÃO DA CRIANÇA AO ESPÍRITO SANTO

Oração da criança ao Espírito Santo

 

Vem, Espírito Santo
enche os nossos corações,
com teus raios de luz,
com teus 7 dons!
Precisamos de SABEDORIA
que nos leva a ser prudentes;
o justo conhecimento
em todo o julgamento
Precisamos de ENTENDIMENTO
para a gente conhecer;
as pessoas que nos cercam
os bons e os maus compreender;
Precisamos do CONSELHO
para todos ajudar,
com juízo e opinião,
sem nunca atrapalhar;
Precisamos de FORTALEZA,
qualidade de gente forte.
Se nós formos sempre firmes
Venceremos até a morte;
Precisamos de CIÊNCIA
que nos dá a meditação;
que nos dá a leitura;
que nos dá a observação;
Precisamos de PIEDADE;
ter pena daqueles que choram,
ter compaixão e amor
dos que de Jesus se isolam;
TEMOR A DEUS , precisamos
pra não fazer coisa errada;
TEMOR A DEUS nos ajuda
em toda longa caminhada.
TODOS:
Vem, Espírito Santo
enche os nossos corações,
com teus raios de luz,
com teus 7 dons!

FONTE: Jardim da Fé

OS SETE SACRAMENTOS


Os Sacramentos da Igreja são sete e foram instituídos pelo próprio Cristo:

O Batismo:

O santo Batismo é o fundamento da vida cristã e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, comos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (Concílio de Florença).

O Batismo é um sinal indelével (que não se pode apagar). É necessário à salvação do indivíduo e, através dele, todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais cometidos até aquele momento, bem como todas as penas desses pecados. No entanto, certas consequências temporais do pecado permanecem, como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades ligadas à vida, como as fraquezas de caráter, a propensão ao pecado.

Em caso de necessidade qualquer um pode batizar, desde que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja, e que derrame água sobre a cabeça do candidato dizendo: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1275 a 1284).

A Confirmação (crisma): 

Este Sacramento aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação Divina, tornando mais sólido nosso vínculo a Jesus e à Sua Igreja. Como o Batismo, imprime um caráter indelével na alma do cristão, por isso só pode-se recebê-lo uma vez na vida.

O rito é realizado através da unção com o santo crisma (óleo abençoado) na fronte do batizado. Normalmente é realizado pelo Bispo diocesano, mas pode ser realizado por sacerdotes sob a autorização dele (Código de Direito Canônico, cânon 882 e Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1315 a 1321).

A Eucaristia: 

É o Sacramento dos Sacramentos. É o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa Sua Igreja e todos os seus membros a Seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a Seu Pai; por Seu sacrifício Ele derrama as graças da slavação sobre o Seu corpo, que é a Igreja.

A Eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo. Não "memorial" no sentido de lembrança mas, através dela, nos transportamos realmente ao Calvário no momento da entrega de Cristo.

É Cristo mesmo que, através do sacerdote, oferece o sacrifício eucarístico. É também o mesmo Cristo que está realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico.

Apenas os sacerdotes devidamente ordenados (padres) podem presidir a Eucaristia e consagrar o pão e o vinho para se tornarem o corpo do Filho de Deus.

O corpo e o sangue de Cristo devem ser recebidos em estado de graça, ou seja, sem que estejamos manchados por pecados. Se alguém se vê em pecado é melhor que não comungue, pois quem toma o corpo e sangue de Jesus em pecado toma a sua própria condenação. Neste caso o fiel deve confessar-se antes de retornar ao banquete Santo.

Através da comunhão do corpo e sangue do Senhor, os pecados veniais (leves) são perdoados e o fiel é preservado dos pecados graves.

A Igreja lembra também que a visita ao Santíssimo Sacramento (Jesus presente no Sacrário numa comunidade perto de você) é uma prova de gratidão e de amor para com Cristo (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1406 a 1418).

A Conversão, ou Confissão, ou Penitência, ou Reconciliação: 

A Bíblia nos diz: "Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo; aqueles a quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados; aqueles aos quais os retiverdes lhes serão retidos" (Jo 20,22-23).

Como vimos, a Igreja possui a autoridade dada por Cristo de prdoar ou não os pecados dos fiéis. Claro, a Igreja jamais deixa de perdoá-los, pois não existe para condenar, mas para salvar os filhos de Deus.

Quem peca fere o amor de Deus. Além disso o pecado sempre gera consequências físicas, ou seja, algum mal à Igreja e/ou ao mundo inteiro. Para repará-las as indulgências podem ser conquistadas para si mesmo ou para as almas do Purgatório (onde as almas se purificam antes de entrar no céu). Elas podem ser obitidas rezando-se o terço, fazendo meia hora de aordação ao Santíssimo Sacramento e rezando-se um Pai Noss, uma Ave Maria e um Glória ao Pai ao Santo Padre, o Papa.

Para confessar-se é preciso que se esteja arrependido, se mencione os pecados a um sacerdote (padre), por piores que sejam, pois jamais seremos condenados por eles, e a vontade de cumprir a penitência dada por ele (sacerdote) para a reparação dos pecados confessados.

É sempre importante, antes de se confessar, fazer um cuidadoso exame de consciência, procurando lembrar-se de todos os pecados cometidos desde a última confissão. Para este fim é útil a leitura dos dez mandamentos de Deus e/ou do Sermão da Montanha (Mateus, dos capítulos 5 ao 7)(Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1485 a 1498).

A Unção dos Enfermos: 

Este sacramento confere uma graça especial ao cristão doente, portador de doença que que lhe ofereça perigo de morte, ou ao idoso.

Somente o Bispo ou os sacerdotes estão autorizados a empregar este sacramento (Código de Direito Canônico, cânon 1003). É utilizado óleo consagrado pelo Bispo ou, em caso de urgência, consagrado pelo próprio sacerdote.

Unge-se as mãos e a fronte do doente e pede-se uma graça especial ao fiel.

Ao empregar-se este sacramento, todos os pecados do fiel são perdoados, caso o doente não possa obtê-lo pelo sacramento da Penitência. Também é restabelecida a saúde, se isso convier à salvação espiritual. Garante-se também a preparação para a passagem a vida eterna (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1526 a 1532).

A Ordem: 

São Paulo diz a Timóteo, seu discípulo: "Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos" (2Tm 1,6). A Tito ele dizia: "Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e ao mesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade, cada qual devendo ser como te prescrevi" (Tt 1,5).

Os fiéis da Igreja possuem o chamado "sacerdócio comum", que é uma participação no sacerdócio de Cristo.

No entanto, a Igreja necessita do sacerdócio ministerial, aquele cujos ministros sagrados recebem um poder sagrado para o serviço dos fiéis.

Esse sacramento pode ser dado somente a homens, sendo que apenas aos solteiros pode ser conferido para o presbiterado (padres e posteriormente Bispos, se assim for a vontade de Deus). Os casados podem recebê-lo e tornarem-se diáconos, que são aqueles que auxiliam o Bispo e o sacerdote. Não recebem o sacerdócio ministerial, mas a ordenação lhes confere funções importantes no ministério da Palavra, do culto divino, do governo pastoral e do serviço da caridade, tarefas que devem cumprir sob a autoridade pastoral de seu Bispo.

Este sacramento é conferido pela imposição das mãos, conforme era feito pelos Apóstolos e é seguido por uma solene oração consacratória.

Este sacramento também imprime um caráter indelével. É conferido pelo Bispo (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1590 a 1600).

O Matrimônio (sacramento): 

Este Sacramento significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou Sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna (Concliío de Trento).

Ao contrário do que muitos pensam, quem celebra o casamento são os noivos. O ministro presente é uma testemunha da Igreja. O Matrimônio baseia-se no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo.

Este Sacramento é indissolúvel. Quando o casal se separa na lei dos homens, permanecem casados na lei de Deus e um novo relacionamento ou um novo casamento civil leva ao pecado de adultério. Neste caso a pessoa que assim procede não se deve sentir excluída da Igreja. Apenas não poderá ter acesso à comunhão eucarística (corpo e sangue de Cristo).

Há casos em que a Igreja reconhece que um casamento não foi selado por Deus. Não que a Igreja cancele o Matrimônio, não é isso. Ela apenas, através de provas, chega à conclusão que os cônjuges não estavam maduros espiritualmente no momento do casamento e, por este motivo, esse jamais fora válido. Dúvidas quanto à nulidade do casamento devem ser levadas a um tribunal eclesiástico (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1659 a 1665).
Fonte: http://www.catequisar.com.br


MATRIMÔNIO -





Mais uma vez a Rede Globo ridiculariza e banaliza a imagem do sacerdote e dos sacramentos. Em uma cena de um matrimônio, na entrada da noiva substituíram a música tradicional por um toque de funk, a celebração não teve rito algum e ocorreu na casa de um dos noivos. Vale lembrar que é proibido que um sacerdote celebre o sacramento fora de uma igreja, e que a liturgia não é dispensável. A emissora errou feio mais uma vez. Depois de ideologias anti-família e contra qualquer valor moral, diminuíram o sacramento a uma fútil comemoração. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dicas para catequistas de crisma


1.  Fale apenas o que vive e viva o que ensina: catequese quer dizer fazer ecoar. É preciso que
 a Palavra de Deus ecoe primeiro em nós para ter força de ecoar nos outros. Catequese não
 é “aula de religião”: na aula eu ensino o que não vivo; na catequese, só posso ensinar o que
 vivo. Por isso, para despertar amor à Igreja e a Cristo é necessário amar Cristo e a Igreja 
antes. Partilhe o que você sabe, mas sobretudo partilhe a sua experiência vivida sobre aquele
 assunto. Nada melhor do que um catequista que vive o que ensina. 



2. Prepare antes o que vai falar e fazer. Por favor, não vá para o encontro despreparado 
para falar e fazer qualquer coisinha: não enrole! Ninguém gosta de gente que brinca de fazer 
alguma coisa. Você não gosta da aula chata do professor que não prepara, do sermão
mal-preparado do vigário, da informação errada de quem não se comporta como profissional,
 né? Pois  é,não faça a mesma coisa que você critica... 

3. Programe horário. Não fique só no falatório: programe começo, meio e fim. Veja formas
diferentes de dizer uma coisa. Procure recursos audiovisuais (cartaz, dinâmica, música,
mapas, vídeo, brincadeira, etc) e leve a sério a programação do encontro. Se for preciso,
marque horários para começar e para acabar uma atividade. Assim se evita que alguma
coisa tome o tempo todo (prejudicando o conjunto) e que fique chato. Ah!, não se esqueça
 de chegar antes e não depois de todos... 

4. Parta sempre da vida. Não se esqueça de comparar o que estiver falando com assuntos e
 exemplos diários do mundo cultural dos crismandos. O Evangelho tem que atingir a
vida. Não considere tudo o que não é explicitamente religioso como pecado: Deus se vale
dessas coisas para nos ir ensinando a chegar mais perto dele. Jesus valorizava o campo
 para os camponeses, as citações bíblicas para os doutores da lei, etc. É a partir da vida que
devemos dar nossa catequese, fazendo os jovens irem vendo como Deus se manifesta na
história do povo, da comunidade e na nossa história pessoal. 

5. Catequese é assunto orante. Há catequistas que lembram de tudo, menos da oração.
É preciso orar para preparar o encontro e orar durante os encontros (no começo, no meio
ou no fim) com os adolescentes. Assim, você vai motivando e formando a fé dos seus discípulos. 

6. Ajude os seus catequizandos a se concentrar. Muitas pessoas, ao vir para o encontro,
passaram por problemas, estão agitadas, mal-humoradas, desanimadas ou sem disposição. 
Acolha com alegria e carinho (todo mundo gosta de ser bem tratado e um sorriso largo 
desmonta muito mal-humor). Mas não esqueça de ajudá-los a estar no encontro de corpo
 e alma. Já vi muitos catequistas que brincam e falam tanto que atrapalham os próprios 
encontros. No momento da catequese você não deve ser só mais um amiguinho, mas 
um amigo que cresceu na fé e quer partilhar isso com eles. 

7. Dê catequese por amor a Cristo e à sua Igreja. Tenho visto muitos catequistas
 que querem estar ali por muitos outros motivos: paquerar, sair de casa, se enturmar, etc.
 Se você é algum desses, revise as suas motivações e – se for preciso – dê um tempo 
para você, para sua comunidade e para os seus catequizandos. Vamos ser honestos,
 a catequese de crisma não é lugar para arrumar namorada(o), nem para outras
 finalidades. Quem é catequista deveestar lá servindo a Cristo como membro da 
comunidade dele.  Outras motivações,
 devem ser purificadas e deixadas de lado. 

8. Tenha sempre uma carta na manga. Não esqueça que todo mundo gosta de uma
surpresinha: apimenta o encontro e dá um sabor novo. Procure, de vez em quando, mudar
 algo. Você vai ver que efeito produz. 

9. Avalie os encontros com os crismandos. Ninguém melhor do que os próprios adolescentes
 para lhe dizer o que estão achando e lhe fornecer sugestões. De oportunidade para a
sinceridade rolar entre vocês e tudo irá bem. Não precisa avaliar todo dia, mas pode ser
a cada bloco de encontros. 

10. Cobre participação. Alguns catequistas morrem de medo de cobrar algo dos crismandos:
assim eles vão ficando cada vez mais passivos. Programe tarefas e passeios comuns e vá
dividindo as responsabilidades. Você é catequista e não papai ou mamãe deles. Deixe-os
falar, peça opinião, valorize a participação, mas freie quando falarem demais ou passarem
dos limites. Você não tem um cargo eletivo pra zelar, mas deve ser testemunha da fé. 

11. Engaje todos os crismandos durante o ano em sua comunidade. Nem todos têm os
mesmos dons e os mesmos talentos. Aos poucos (não deixe para os últimos encontros!),
vá encaixando os crismandos nas tarefas e nos compromissos com sua comunidade: tenha
 sempre em mente que o objetivo a ser alcançado é o engajamento do maior número
possível de crismados na comunidade de fé. E não cobre só dos jovens: cobre também
 da sua comunidade e dos responsáveis por ela (padre, irmã, coordenadores, ministros, etc)
 que os jovens tenham seu espaço, sua vez e sua voz. Mas vá com calma! Não precisa pegar
 pesado ou criar uma briga na comunidade: conversando todo mundo se entende. 

12. Programe algumas atividades extras para confraternização e amizade. O grupo precisa
 se sentir unido e ter uma identidade própria. Assim, quando acabar a catequese, o grupo
vai querer continuar como grupo de jovens. Se isso acontecer, a catequese foi boa e frutuosa! 

13. Não faça da sua catequese uma arma: fale apenas o que sabe, não invente nem aumente.
 Você é instrumento de Deus e fala em nome da sua Igreja.você não está ali para falar
 de sua fé pessoal, mas para transmitir a fé da Igreja de Cristo. Veja músicas, textos
 bíblicos e dinâmicas para a motivar. 

14. Não dê catequese sozinho. Catequese só pode ser dada em comunidade. Peça que outras
 pessoas de fé lhe ajudem nos encontros. Não falte á reunião de preparação com outros
catequistas. Discuta antes, com seu padre, com a irmã ou com outro catequista o encontro:
 peça dicas, aceite sugestões, programe a oração inicial ou final, etc. 

15. Não queira dizer tudo em um só dia. Você que deve ter muita coisa a dizer, deve ir
parcelando as coisas aos poucos, durante o ano. É melhor fazer dois encontros de uma hora
 e meia do que um de três horas. 

16. Não esqueça a dimensão litúrgica. Catequizando que se preza, precisa ter participação
ativa na liturgia. Agora, não basta mais vir à missa. É preciso contribuir com a comunidade
de fé. Contribuir concretamente, o jovem que não quer mesmo, deve ser aconselhado a
repensar a sua opção de ser crismado. É como alguém querer namorar uma garota e se
recusar a ficar perto dela... (É ruim, né?) 

Sei que não vou resolver todos os problemas da catequese de crisma com essas dicas. 

Mas creio que os mais graves podem ser resolvidos. Se você for catequista novo, tenha essas
 dicas na cabeça e no coração: vão lhe ajudar muito. 

Pe. Paulo
Fonte: http://amandoacatequese.blogspot.com.br/

PARA COLORIR- SEGUI-ME E EU TE FAREI PESCADORES DE HOMENS!



pescadores de homens desenhoQuando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galileia, entregue às nações pagãs! O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo.

pescadores de homens para colorir







[27º Domingo do tempo comum[3].jpg]Digitalizar0005[Tarefa pag 2[2].jpg]Digitalizar0005[Tarefa pg 1[2].jpg]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...