Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

sábado, 11 de janeiro de 2014

"Obrigada pela visita, se puder por favor clique no link PARTICIPAR DESTE SITE E SEGUIR. " OBRIGADA!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Exercícios de Fé.

MARIA!

Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja


N.Sra. da Conceição - Fernando Alves - Recife-PE

Não se pode falar da Igreja sem falar de Maria. Na religiosidade do nosso povo, ela ocupa um lugar todo especial. Cada pessoa é um sinal de Deus; Maria o é de modo especial. Mais do que qualquer outra mulher, ela nos revela o “rosto materno” do Pai, voltado para nós. O povo se identifica profundamente com Maria e a venera como mãe muito amada.

Maria é alguém, pessoa humana como nós, que se abriu de tal forma ao dom do Espírito Santo que é chamada e invocada pelo povo cristão como Mãe de Jesus e Nossa Senhora. Nela se encontra a realização daquilo que cada cristão é chamado a ser na própria vida. Nela descobrimos o perfil espiritual da primeira cristã: pobreza, serviço, temor de Deus, consciência de sua própria fragilidade, sentido de justiça, solidariedade com o povo de Deus, abertura e disponibilidade ao Plano da Salvação, confiança na realização das promessas divinas, fidelidade e misericórdia.

CATEQUESE

CATEQUISTAS

CATEQUISTA

O QUE É CATEQUESE


O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai... 

CATEQUESE - FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS, COM BOLO E BRINQUEDOS.














quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SANTA MÃE MARIA!

MARIA - MÃE DE DEUS E NOSSA

CATEQUISTAS DA DIOCESE DE OURINHOS-2013

Encontro de catequistas da diocese de Ourinhos em Piraju.

PALESTRAS


Encontro de Catequista da Diocese de Ourinhos

Porque o sábado é dedicado a Nossa Senhora

Foto: Eu sabia que o Sábado era dedicado a Nossa Senhora, mas nunca me explicaram o motivo. Amei essa explicação. Por favor, compartilhem com os irmãos!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014




Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1) 


Fraternidade e Tráfico Humano - CF 2014

Ojetivos desta Campanha da Fraternidade

Objetivo Geral

Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
Objetivos específicos

1. Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.

2. Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.

3. Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.

4. Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.

5. Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.

6. Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal. 
www.portalkairos.net


Fonte: http://www.portalkairos.net/cf2014/#ixzz2pjerGfZQ

Turminha do Tijolinho da TV Aparecida


ORAÇÃO PELA PAZ - PE. ZEZINHO

ORAÇÃO PELA PAZ


Cristo, quero ser instrumento de Tua
Paz e do Teu infinito amor
Onde houver ódio e rancor, que eu
Leve a concórdia, que eu leve o amor

Onde há ofensa que dói
Que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia,
Que eu leve a união e Tua paz

Onde encontrar um irmão
a chorar de Tristeza
sem ter voz e nem vez
Quero bem no seu coração
semear alegria
pra florir gratidão

Mestre, que eu saiba amar
Compreender, consolar
e dar sem receber
Quero sempre mais perdoar
trabalhar na conquista
e vitória da paz

Oração ao Beato João Paulo II









Oração ao beato JOÃO PAULO II.
Para pedir graças por Sua intercessão.
Dia: 22 de Outubro.
Oração:
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos..., na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica
AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione
del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma

Evangelizar


" Se a nossa fé cresce a medida que se vive...  amadurece a medida que se sabe"


A nossa missão, hoje continua a ser a mesma de Jesus, evangelizar - levar a Boa Nova.


. Numa sociedade onde as pessoas tendem a afastar-se de Deus, é necessário cada vez mais catequistas que, anunciem com alegria, a graça que receberam, ao se sentirem associados , à missão de Jesus Cristo.

. O catequista deve ter sempre Jesus como o seu modelo.

CATEQUESE

O catequista é chamado por Deus a...
- anunciar
- transmitir
- dar testemunho
   DA FÉ.

CATEQUISTA - Educador da fé

. acredita no Senhor, com uma fé profunda
. anuncia a sua Palavra
testemunha os valores do seu Reino
. porta voz da sua mensagem

O catequista deve:
ser...
amadurecido na fé
apaixonado pela catequese
responder ao chamado

saber...
o que
a quem 
e como
ANUNCIA

"  A SEMENTE QUE CAIU EM TERRA BOA SÃO AQUELES QUE, TENDO OUVIDO A PALAVRA, COM UM CORAÇÃO NOBRE E VIRTUOSO, A CONSERVAM E DÃO FRUTO COM SUA PERSEVERANÇA."    (LC 8,4-15)


FAZER CATEQUESE É:

Levar a criança não só a gostar de Jesus, mais ainda a conhecer bem a vida e a mensagem de Cristo, com todas as suas exigências e a saber as verdades da fé.



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Palavras do Papa Francisco aos catequistas






A primeira coisa que um discípulo deve fazer, é estar com o Mestre, ouvi-lo, aprender com ele e isso é sempre, é uma jornada que dura a vida inteira. Lembro-me muitas vezes que na diocese que eu tinha antes, eu vi no final dos cursos muitos catequistas que saíram dizendo: "Tenho o título de catequista". Isso não ajuda, você não tem nada, você fez uma pequena rua! Quem vai te ajudar? Isto é verdade para sempre! Não é um título, é uma atitude: para estar com Ele, e dura uma vida! É um ficar na presença do Senhor, que Ele olha eu pergunto: Como é a presença do Senhor? Quando você vai para o Senhor, olhe para o Tabernáculo, o que você faz? Sem palavras...

Mas eu digo, eu digo, eu acho, eu medito, sinto-me... muito bem! Mas deixe-se olhar pelo Senhor? Vejamos o olhar do Senhor. Ele olha para nós e esta é uma maneira de rezar. Você deixa-se olhar pelo Senhor? Mas como? Olhe para o Tabernáculo, e deixe-se olhar... é simples! É um pouco "chato, eu caio no sono... Dormindo, dormindo! Ele vai olhar para você mesmo. Mas você tem certeza de que Ele está vendo você! E isso é muito mais importante do que o título de catequista: é parte do Ser catequista. Isso aquece o meu coração, mantém o fogo da amizade com o Senhor, Ele faz você sentir que o Senhor realmente olha, está perto de você e te ama.

Em uma das visitas que eu fiz, aqui em Roma, em uma missa, aproximou-se um homem, relativamente jovem, e me disse: “Papa, prazer em conhecê-lo, mas eu não acredito em nada! Eu não tenho o dom da fé”. Ele entendeu que era um presente. "Eu não tenho o dom da fé! O que ele me diz?". Respondi: "Não desanime. Ele ama você. Deixe-se olhar por Ele! Nada mais." 

E eu digo isso a vocês: olhem para o Senhor! Eu entendo que para vocês não é tão fácil, especialmente para aqueles que são casados ​​e têm filhos, é difícil encontrar um tempo para se acalmar. Mas, graças a Deus, não é necessário fazer tudo da mesma forma, há variedade de vocações na Igreja e variedade de formas espirituais, o importante é encontrar uma forma adequada para estar com o Senhor , e isso pode ser, você pode em todos os estados de vida. Neste momento, todos podem perguntar: Como posso viver este "estar" com Jesus? Esta é uma pergunta que eu deixo para vocês: "Como posso viver e estar com Jesus, este permanecer em Jesus?". Tenho momentos em que eu vou ficar na sua presença, em silêncio, eu me deixei olhar por Ele? Ele é fogo que aquece o meu coração? Se em nossos corações há o calor de Deus, seu amor, sua ternura, como podemos nós, pobres pecadores, aquecer os corações dos outros? Pense sobre isso!

Papa Fancisco

Discurso proferido no Congresso Internacional de Catequese 27/09/2013

Quero guardar no coração essas palavras... Com certeza as usarei em minhas aventuras catequéticas... Acredito que o Papa Francisco veio dar novo sentido a muita coisa, veio trazer esperança... Que possamos nos animar, renovar nosso chamado com essas palavras de nosso Catequista Maior. (Imaculada)
Eu gosto desta ideia do Ano da Fé, um encontro para vocês, catequistas.
Eu também sou catequista! 
A catequese é um dos pilares para a educação da fé, e é preciso bons catequistas!
Obrigado por este serviço à Igreja e na Igreja. 

Embora às vezes pode ser difícil, vocês trabalham demais, 
vocês se envolvem e nem sempre vêem os resultados desejados,
 o processo de educação na fé é lindo! 
É talvez o melhor legado que podemos deixar: a fé! 
Educar na fé, é importante porque você cresce. 
Ajudar as crianças, jovens, adultos a conhecer e a amar o Senhor mais e mais. 
É preciso "Ser" catequistas! 
É vocação.

Não é um trabalho que se espera algo em troca: isso não precisa!
Eu trabalho como catequista, porque eu amo ensinar... 
Mas se você não é catequista, não é!
 Você não será frutífero, não pode ser frutífero! 

Catequista é uma vocação: "ser catequista", esta é a vocação,
 não funcionam como catequista. 
Lembre-se, eu não disse "fazer" os catequistas, mas o "ser", pois envolve a vida.
 Você dirige para o encontro com Cristo em suas palavras e vida, com o testemunho.

Lembre-se que Bento XVI nos disse: "A Igreja não cresce por proselitismo. 
Ela cresce por atração ". 
E o que atrai testemunha. 
Ser catequista é dar testemunho da fé, ser coerente na sua vida.
 E isso não é fácil.
 Não é fácil! 
Nós ajudamos, nós dirigimos ao encontro com Cristo em suas palavras e vida, com o testemunho. 

Dizimo com as crianças


Frequência das crianças na Catequese.

Encontrei esse plano de freqûencia das crianças na catequese em um blog de um catequista o Jonathan Cruz, a idéia é ótima, vale a pena tentar...

Plano de Frequência na Catequese - Álbum de Figurinhas

Olá queridos Catequistas que sempre passam por aqui em busca de novidades para suas turmas de catequese!!!

Hoje venho com uma novidade que preparei e está surtindo enfeito em minha turma de catequese, É O ÁLBUM DE FIGURINHAS.

Achei a ideia pela internet e resolvi aplicar na catequese. Mas, tive que fazer algumas adaptações ao original, e acredito que devemos fazer adaptação conforme a realidade de nossa turma.

Como diz o título dessa postagem: PLANO DE FREQUÊNCIA, a ideia é justamente para diminuir o número de faltas dos catequizandos. Ano passado mesmo, não me lembro de nenhum encontro em que estava todos os meus 30 catequizandos, sempre faltava alguns, e na maioria dos encontros era 25, no máximo 28 catequizandos presentes.

Esse ano então fui em busca de uma ideia que resolvesse esse problema, e logo que anunciei para a turma a ideia do álbum, notei o interesse deles (quando percebemos que a turma toda gostou, isso é um bom sinal). No segundo encontro distribuir os álbuns e ficaram doidos para distribuição das figurinhas, mas disse a eles que a distribuição da "primeira" figurinha será no próximo encontro. Sendo assim, depois do álbum todo completo, o vencedor ganhará um brinde.

Eu tirei algumas fotos que podem dar uma noção melhor.

Esta é a capa do álbum, feita com PAPEL COLOR SET da cor que preferir.


Para ilustrar a capa, eu criei e usei esta acima.


Por dentro, criei as páginas e no total deu 8 páginas.
Gastei 4 folhas A4, sendo elas cortadas ao meio se transformando em 2 páginas.
Cada página serão coladas 2 figurinhas. 
Obs: A figurinha de número (1) será colada onde estiver indicado o número (1) na página e assim por diante.

Veja o próximo exemplo:


Cada figurinha terá um versículo, ou uma frase para reflexão.

Agora vamos às figurinhas para vocês imprimirem:





















As figurinhas de 15 a 20 depois de completas formarão a figura abaixo:


1 - A sugestão que dou, é que antes de confeccionar os álbuns para toda a turma, o catequista deve montar um primeiro para ter noção de como ficará e até mesmo para mostrar a turma como funcionará o andamento do álbum. 
2 - Outra sugestão é a seguinte, eu coloquei as figurinhas todas sortidas (misturadas) em um saquinho, e no próximo encontro vou passar de criança a criança para que tire uma figurinha, e assim será feito a cada encontro. Pode acontecer das crianças pegar figurinhas repetidas, mas nesse ponto entra o trabalho de interação da turma, ou seja, a troca de figurinhas, sendo assim ajudando no desenvolvimento social delas, afinal, turma de catequese deve ser unida e todos querer o bem para o outro, o catequista deve ensiná-los isso.
3- Ultima dica.... para animar ainda mais a brincadeira, eu criei duas figurinhas "chaves", vejam só:

Quando a criança tirar uma dessas figurinhas, elas terão que cumprir a missão, depois de cumprida, o catequista irá premia-la com 2 figurinhas.

E aí catequistas, gostaram da ideia? Cada um pode adaptar esse projeto "Álbum da Catequese" conforme a realidade da turma, e conforme as ideias forem surgindo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...