Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DINÂMICAS

 DINÂMICA: CARTÕES E BALÕES

Número de participantes: até 40 participantes
Tempo de duração: 45 minutos
Objetivos:
Geral: Favorecer a apresentação do grupo
Específico: A partir de um estímulo verbal, promover a descontração dos membros do grupo e sua conseqüente apresentação.
Material: bexigas coloridas; cartões coloridos; lápis hidrocor e papel ofício.
Desenvolvimento:

1- Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso escrever a seguinte ordem: “Estoure uma bexiga da cor do seu cartão”
2- Encher as bexigas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis chaves contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos membros do grupo.
3- Dispor as bexigas no centro da sala.
4- Formar um círculo em volta das bexigas coloridas.
5- Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes que escolham cada um o seu cartão.
6- Convidar o portador do cartão de número 1 para que, no centro do círculo estoure uma bexiga da mesma cor do seu cartão de acordo com a ordem expressa no verso.
7- Estourada a bexiga, o papel chave que estava no seu interior deverá ser lido em voz alta e atendida sua solicitação.
8- O procedimento continua com a pessoa do cartão de número 2, e continua até que todos tenham se apresentado.
Sugestões para as frases:
- Como devemos chamar você?
- Escolha alguém do grupo e apresente-se formalmente a essa pessoa.
- Qual sua expectativa com relação a catequese?
- O que você espera receber deste grupo? 

* DINÂMICA ENCONTRO

MATERIAL: Gravador. CD com música suave. Frases (formando pares idênticos) selecionadas da Bíblia.
OBJETIVO: Promover a integração entre os catequizandos. Criar um ambiente e acolhedor.
DESENVOLVIMENTO:

1- Grupo em círculo, sentados. Colocar uma música harmonizante de fundo. O catequista distribui os textos, tendo o cuidado de verificar que vai ser possível formar pares.
2- O catequista explica que, dois a dois, os catequizandos receberam textos idênticos e que devem caminhar pela sala buscando encontrar o seu par, ou seja, aquela pessoa que tem o texto igual ao seu.
3- Após terem sido encontrados os pares, será dado um tempo de 5 minutos para que conversem aos pares trocando informações, tais como: nome; de onde veio; o que coisas mais gosta de fazer; o que espera do encontro e façam uma reflexão sobre a frase Biblica
4- Feito isso, o catequista escolhe um catequizando que iniciará as apresentações, apresentando seu par ao grupo. Na apresentação, seguir o modelo:
“Amigos, tenho o prazer de lhes apresentar ........................, que é uma pessoa (dizer uma qualidade que identificou na pessoa) e continuar a apresentação.
5- A apresentação continua com cada dupla apresentando-se um ao outro, até que todos tenham sido apresentados.
6- Fazer um comentário breve sobre a reflexão que fizeram sobre a frase, o que ela acrescentou a eles. 

* DINÂMICA: CARTAZ

MATERIAL: Papel e lápis (pode ser lápis de cor)
OBJETIVO: Favorecer a desinibição, promovendo a interação.
DESENVOLVIMENTO:

1- Distribuir papel e lápis para cada catequizando, que estarão posicionados em círculo.
2- Orientá-los a fazer um desenho – qualquer desenho – que represente algo de si, um desenho espontâneo.
3- Determinar o tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz.
4- Uma vez concluídos os cartazes, cada pessoa deve sair do seu lugar, mostrar o cartaz, de forma visível, aos demais catequizandos e proceder a sua apresentação: nome e explicação do desenho e sua expectativa em relação à catequese.
5- Plenária:
Ao final, o catequista dará a oportunidade para os catequizandos possam complementar sua apresentação ou a de um amigo, podendo também, expressar o que achou da dinâmica, se sentiu alguma dificuldade, entre outros.

* DINÂMICA: PORQUE EU AMO VOCÊ

OBJETIVO: Promover a integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.
MATERIAL: Tiras de papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO:

· Distribuir as tiras de papel, solicitando que cada um escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois dobre.
· Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e pegar outro papel, como se fosse o sorteio da brincadeira "Amigo Secreto".
· Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que tirou e pensar porque ama essa pessoa. (Que qualidades ela tem que você mais admira?)
· Após determinado tempo, um por vez, deverá levantar-se, dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz alta porque ama essa pessoa.
· Outra variação seria iniciar falando “eu amo essa pessoa porque ela tem tais e tais qualidades, etc, etc, e por fim, mencionar o nome da pessoa a quem está se referindo ou deixar que os demais tentem adivinhar.

* DINÂMICA: AUTOPROPAGANDA

OBJETIVO: Estimular conhecimento pessoal.
MATERIAL: Folha de papel; lápis ou lápis coloridos.
DESENVOLVIMENTO:

· O catequista solicita que cada catequizando desenhe ou pinte uma propaganda de si mesmo. Também é possível pensar no tipo de pessoa que se sentiria atraída pela propaganda.
· Cada participante apresenta sua propaganda ao grupo.
· As outras pessoas do grupo são solicitadas a acrescentar alguns
aspectos que foram omitidas na propaganda do colega.
· Avaliação: o que cada um achou da dinâmica. Sentiram alguma
dificuldade? Qual o objetivo da dinâmica?

* DINÂMICA: SEGUINDO O CHEFE

Objetivo: Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial.
Propósito: Trabalhar a cooperação, a comunicação, a empatia, a diferença, ...
Recursos: Papel, canetas, vendas para os olhos e tiras para amarrar os braços que não irão utilizar.
Número de Participantes: Grupos de 5 pessoas
Duração: A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.
Descrição:
 
Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: oprimeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante. Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais:
 
Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;
Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo; 
Participante 3 - é cego e surdo; 
Participante 4 - é cego e mudo; 
Participante 5 - não tem os braços;
 
Portanto, para desenvolverem esses papéis, o catequista pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando vendas par os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão utilizar. Quando os grupos estiverem prontos, começar a contar o tempo, deixando que osgrupos façam a atividade sem interrupção. Neste momento o catequista fica em silêncio, apenas observando o trabalho. Caso alguém solicite ajudaou informações, reforce as instruções já ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipos está certo? Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros comentários. 
Após a dinâmica, conversar sobre as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas decooperação colocadas em prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...