![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBCwRMyMTIfLIkFJNPU1W8M9ZPnmn2pr76Go0LdlC8wBt5FCozHc9cSqqkwdOZGyKbOZWwO9T4SOZw2DIxv1E8NWJ-uCH0rjnz1N8XHrQOExdhfdDV5h82J9hCY9md_jnq-12QL0Wh2wU/s320/Catequista.png)
Todo o cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, pensamos logo nas pessoas que preparam as crianças para a Primeira Comunhão ou para o Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que "dar catecismo", pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve todos os que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e espalhando uma acção apostólica.
A catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.
O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã".
Na sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra.Todo o cristão que aceita Cristo por inteiro é o verdadeiro baptizado; ele é responsável em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja. A missão do catequista mais do que ensinar regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário