Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Frequência das crianças na Catequese.

Encontrei esse plano de freqûencia das crianças na catequese em um blog de um catequista o Jonathan Cruz, a idéia é ótima, vale a pena tentar...

Plano de Frequência na Catequese - Álbum de Figurinhas

Olá queridos Catequistas que sempre passam por aqui em busca de novidades para suas turmas de catequese!!!

Hoje venho com uma novidade que preparei e está surtindo enfeito em minha turma de catequese, É O ÁLBUM DE FIGURINHAS.

Achei a ideia pela internet e resolvi aplicar na catequese. Mas, tive que fazer algumas adaptações ao original, e acredito que devemos fazer adaptação conforme a realidade de nossa turma.

Como diz o título dessa postagem: PLANO DE FREQUÊNCIA, a ideia é justamente para diminuir o número de faltas dos catequizandos. Ano passado mesmo, não me lembro de nenhum encontro em que estava todos os meus 30 catequizandos, sempre faltava alguns, e na maioria dos encontros era 25, no máximo 28 catequizandos presentes.

Esse ano então fui em busca de uma ideia que resolvesse esse problema, e logo que anunciei para a turma a ideia do álbum, notei o interesse deles (quando percebemos que a turma toda gostou, isso é um bom sinal). No segundo encontro distribuir os álbuns e ficaram doidos para distribuição das figurinhas, mas disse a eles que a distribuição da "primeira" figurinha será no próximo encontro. Sendo assim, depois do álbum todo completo, o vencedor ganhará um brinde.

Eu tirei algumas fotos que podem dar uma noção melhor.

Esta é a capa do álbum, feita com PAPEL COLOR SET da cor que preferir.


Para ilustrar a capa, eu criei e usei esta acima.


Por dentro, criei as páginas e no total deu 8 páginas.
Gastei 4 folhas A4, sendo elas cortadas ao meio se transformando em 2 páginas.
Cada página serão coladas 2 figurinhas. 
Obs: A figurinha de número (1) será colada onde estiver indicado o número (1) na página e assim por diante.

Veja o próximo exemplo:


Cada figurinha terá um versículo, ou uma frase para reflexão.

Agora vamos às figurinhas para vocês imprimirem:





















As figurinhas de 15 a 20 depois de completas formarão a figura abaixo:


1 - A sugestão que dou, é que antes de confeccionar os álbuns para toda a turma, o catequista deve montar um primeiro para ter noção de como ficará e até mesmo para mostrar a turma como funcionará o andamento do álbum. 
2 - Outra sugestão é a seguinte, eu coloquei as figurinhas todas sortidas (misturadas) em um saquinho, e no próximo encontro vou passar de criança a criança para que tire uma figurinha, e assim será feito a cada encontro. Pode acontecer das crianças pegar figurinhas repetidas, mas nesse ponto entra o trabalho de interação da turma, ou seja, a troca de figurinhas, sendo assim ajudando no desenvolvimento social delas, afinal, turma de catequese deve ser unida e todos querer o bem para o outro, o catequista deve ensiná-los isso.
3- Ultima dica.... para animar ainda mais a brincadeira, eu criei duas figurinhas "chaves", vejam só:

Quando a criança tirar uma dessas figurinhas, elas terão que cumprir a missão, depois de cumprida, o catequista irá premia-la com 2 figurinhas.

E aí catequistas, gostaram da ideia? Cada um pode adaptar esse projeto "Álbum da Catequese" conforme a realidade da turma, e conforme as ideias forem surgindo.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...